20/07/2008 – 20:10

Vitória surpreende e impõe segunda derrota seguida ao Flamengo

Gazeta Press / Placar

Rio de Janeiro (RJ) – Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo sofreu sua segunda derrota consecutiva. Neste domingo, mesmo atuando no Maracanã, o Vitória derrotou o time carioca por 1 a 0, graças a um gol de Dinei.

Com o resultado, os baianos chegaram aos 23 pontos e voltaram ao G-4. Já os flamenguistas seguem com 26, mas agora ameaçados de perto pelo Grêmio, com 25. O Flamengo volta a campo na quarta-feira, quando enfrenta a Portuguesa no Canindé. Já o Vitória-BA, no mesmo dia, recebe o Náutico no Barradão.

O jogo estava morno até os nove minutos, quando Williams foi lançado e caiu após tentar driblar Bruno. Mesmo com os protestos dos jogadores do Vitória-BA, o árbitro Elmo Resende preferiu não marcar pênalti. Pouco depois, aos 13, o atacante Dinei quase marcou de cabeça.

Enquanto isso, o Flamengo encontrava dificuldades para atacar. Bem marcados, Souza e Diego Tardelli não levavam perigo ao time baiano nos primeiros minutos. Com 20 minutos, a torcida já pedia a entrada de Obina, após mais um erro de Souza.

Tentando dar mais criatividade ao Flamengo ainda na etapa inicial, Caio Júnior tirou o volante Cristian e colocou o jovem Erick Flores. Mas quem criou o primeiro lance de perigo dos cariocas foi o zagueiro Fábio Luciano, que arriscou chute de longe aos 34 minutos, com a bola passando rente à trave de Viáfara.

Sem inspiração, os jogadores do Flamengo saíram de campo, no final do primeiro tempo, vaiados pelos torcedores. O segundo tempo começou com uma polêmica. Logo no primeiro minuto, Diego Tardelli completou um chute cruzado e mandou a bola para as redes, mas a assistente Márcia Bezerra assinalou impedimento do atacante flamenguista.

Agora empurrado pela torcida, o Flamengo continuou na pressão no início do segundo tempo. Aos quatro minutos, Diego Tardelli foi lançado em velocidade e chutou para boa defesa de Viáfara. Mas justamente quando dominava a partida, o time carioca foi surpreendido. Aos nove minutos, Dinei fez bonita tabela com Marquinhos e chutou cruzado, colocando o Vitória em vantagem no Maracanã.

O gol foi o suficiente para a torcida perder a paciência, especialmente o lateral-esquerdo Egídio, que substituía o suspenso Juan. A cada toque na bola, o jogador era vaiado pelos torcedores no Maracanã. A situação dos cariocas por pouco não se complicou aos 29 minutos, quando William subiu livre para cabecear, mas mandou para fora, com o goleiro Bruno batido no lance.

Já o Flamengo atacava na base da vontade, mas sem muita organização. Aos 34 minutos, Éder dominou na área, mas foi travado na hora do chute. O mesmo Éder arriscou dois minutos depois e a bola raspando a trave do goleiro do Vitória.

Sem o atacante Marcinho, que deixou o clube no meio de semana, o Flamengo completou a sua segunda partida consecutiva sem marcar gols e teve que deixar o Maracanã com mais uma derrota no Brasileiro.